O marketing é a principal ferramenta utilizada para alavancar o potencial comercial de uma marca ou empresa. Sem o marketing, não teríamos mega empresas dominando seus segmentos e criando tendências. Sem o marketing, talvez você não conhecesse aquela loja que você gosta tanto. Não importa que você tenha descoberto ela por indicação de alguém. Isso continua sendo resultado de estratégias de marketing da mesma forma.
O fato é que o marketing é um conceito e, assim como qualquer outro tema de estudo, ele possui muitos desdobramentos. Neste artigo, por exemplo, iremos falar a respeito das duas formas de usar o marketing, com as estratégias de push e pull. Você vai entender para que elas servem e como utilizá-las no momento mais propício.
Entenda o que é push marketing
Se você já assistiu televisão, ouviu rádio ou mesmo perdeu algum tempo lendo um jornal, você com certeza já se deparou com essa estratégia. O Push marketing nada mais é do que os métodos tradicionais de se fazer propaganda. Do inglês, Push significa “empurrar”. Em outras palavras, podemos descrever o push marketing como o marketing de empurrar.

Empurrar? Mas empurrar o quê? A resposta é bem simples: produtos e serviços. E os métodos que você irá utilizar para empurrar esses produtos ou serviços para o consumidor é por meio de investimento maciço em propaganda nos meios de comunicação.
Comerciais são o melhor exemplo de push marketing. E isso acontece pois estes são peças publicitárias com tempo altamente limitado, de 30 segundos no máximo, na maioria das vezes, que precisa ser capaz de convencer qualquer pessoa que esteja assistindo que aquilo que está sendo mostrado é bom e deveria ser consumido por ela.
É evidente que, para ser capaz de produzir um bom push marketing, você precisa de dinheiro, é necessário fazer um bom investimento. Algo que a maioria das empresas não seria capaz de investir.
E é justamente por isso que o push marketing é muito mais associada às grandes mega corporações como Coca-Cola, Mc Donalds, Wolkswagen, Itaú e etc.
É claro que existem formas mais baratas de fazer push marketing sem precisar gastar milhões de reais na confecção de uma peça publicitária criativa e a sua vinculação na televisão. Um exemplo bem conhecido é a distribuição de panfletos ou flyers.
Todavia, é inegável que esses outros métodos não possuem a mesma eficácia. Na realidade, mesmo as propagandas veiculadas na televisão são bem difíceis de serem analisadas quanto a sua eficácia de conversão em clientes.
Os outros objetivos:
O Push Marketing também possui outros dois objetivos:
- Consolidação da marca no mercado
- Criação de demanda para um novo produto
Com o primeiro você mostra a todos que você é líder do seu mercado e por isso você é capaz de investir tanto na promoção da sua marca.
Com o segundo, você simplesmente exibe o seu novo produto ou serviço para o maior número possível de pessoas e, com isso, cria uma demanda por ela que demoraria demais para ser consolidada de outra forma.
O Pull Marketing pode ser a sua solução
Agora que você já entendeu o que é o Push Marketing, vamos falar da sua contraparte, o Pull marketing. Do inglês, Pull significa puxar (Sim, é isso mesmo, um falso cognato). Ou seja, o seu objetivo não é empurrar soluções e produtos para o maior número de possível pessoas, e sim ser capaz de trazê-las até você naturalmente.

A grande questão é: como você pode fazer para atraí-las?
Esse na realidade sempre foi o grande objetivo do marketing: poder fazer com que as pessoas chegassem até as empresas sem que as empresas precisassem se esforçar para isso.
Com as técnicas de Pull Marketing isso é quase uma realidade. Quase, pois ainda é sim necessário algum esforço. Às vezes até mais. A diferença, no entanto, são nos resultados.
Enquanto no Push Marketing você tenta chamar a atenção de pessoas de qualquer espécie e, justamente por isso acaba desperdiçando muito dinheiro com pessoas que nunca se interessariam pela sua empresa, com o Pull Marketing você tem o movimento contrário.
Apenas pessoas realmente interessadas irão atrás da sua empresa ou dos seus serviços. E isso te poupará muito tempo e dinheiro.
Inclusive, o Pull Marketing é a forma mais recomendada para pequenas empresas fazerem marketing, justamente por não ser necessário tanto investimento.
Exemplos comuns de ferramentas usadas pelo pull marketing:
- Blogs
- E-books
- Sites
- Redes Sociais
- Vídeos
Como pode ser observado, todas elas são de baixo custo e baixa manutenção, sendo assim acessíveis para a maioria dos empreendedores. Isso não é muito legal?
Mas talvez você ainda não tenha entendido o que fazer com essas ferramentas, não é? Tudo bem, a gente explica. É bem simples: crie conteúdo.
Pull marketing é conteúdo original e de qualidade
A lógica do Pull Marketing é a seguinte:
- O consumidor tem um problema ou uma dor
- Ele (a) resolve procurar uma solução na internet
- Encontra um artigo ou um vídeo interessante que auxilia
- O interesse pela tema aumenta
- O consumidor começa a procurar ainda mais informações
- Por fim, o consumidor encontra a sua empresa e vê que ela é uma autoridade no assunto

Essa é a jornada que o consumidor médio faz até se decidir por uma solução. O grande pulo do gato aqui para fazê-lo chegar até você é você mesmo oferecer esses conteúdos interessantes. Entenderam agora a lógica do Pull Marketing funciona?
Entretanto, é sempre bom lembrar que: esse conteúdo precisa ser original, ter qualidade e ser gratuito. Você precisa é claro entender bem do que você está falando, ser uma autoridade no assunto.
Caso contrário você pode acabar falando bobagem, algo que irá fazer com que o potencial cliente te veja com maus olhos e desconfie da qualidade do seu serviço ou produto.
Algo que pode ajudar bastante nisso é usar de técnicas de copywriting. Caso você não saiba o que isso significa, dê uma olhada nesse outro artigo aqui.
Não descarte nenhuma estratégia
Algo que você precisa entender também é que, mesmo usando de uma estratégia específica, seja o Pull ou o Push marketing, você não deve descartar a outra. O marketing funciona melhor quando ele é usado de forma completa e complementar.
A realidade é que mesmo as grandes multinacionais que têm poder financeiro para criarem campanhas de marketing televisivo, mesmo elas, não deixem de usar as técnicas de pull marketing para complementarem a sua estratégia.
É certo que se a sua empresa é pequena, você começara com o Pull Marketing. Mas assim que houver oportunidade, não deixe de investir no Push, para poder consolidar sua marca no mercado local ou mesmo gerar alguma demanda necessária.
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Roberval Lourenço