O marketing de relacionamento surgiu da necessidade de se estabelecer um relacionamento mutuamento benéfico entre a marca e o cliente.
Antes de tudo, é preciso compreender o que é marketing de relacionamento, que temo como principal objetivo a fidelização do cliente.
Da mesma forma foca em cativar o cliente ao ponto de faze-lo fã da marca e dos produtos ou serviços oferecidos.
Como começar ?
Em sintase, o marketing de relacionamento não passa de um conjunto de ações de marketing tomadas focadas em fidelização.
Portanto que é um processo que começa no primeiro contato com a empresa.
Para se aproximar do cliente, as empresas podem e devem usar de todos os meios para manter um relacionamento direto com público, como por exemplo, as redes sociais e marketing de conteúdo e etc.
Nesse ínterim, desde o primeiro contato, é importante que a empresa tenha um atendimento ao cliente treinado e focado na fidelização.
Assim também, para que se obtenha o resultado esperado, deve-se forcar em ações que tenham o cliente em foco, ou seja, ações com que façam o cliente se sentir especial e importante.
Afinal, o cliente será o principal condutor da sua marca, bem como será ele que irá falar e recomendar a sua marca.
4 Dicas do Marketing de relacionamento
Separamos 6 dicas fundamentais para a elaboração do seu plano de marketing
Conheça seu publico
Saiba com quem está falando!
Conhecer seu público vai muito além de números, entenda o seu publico alvo de forma profunda, procure entender onde ele se encaixa e o que procura.
Ao mesmo tempo tente conhecer os motivos pela a preferencia do cliente a sua marca, desta forma, será mais fácil compreender o seu diferencial que atrai os clientes.
Ainda mais que o feedback também é uma forma de se relacionar com seu cliente, afinal, demostra interesse em suas opiniões.
Ações de fidelização
De antemão, pode-se afirmar que a fidelação ocorre aos pouco com inicio em pequenas ações, como por exemplo, responder uma pesquisa online.
Bem como os programas de fidelidade já conhecidos, estrategias como cartões presentes, descontos especiais e outros continuam sendo um grande aliado a fidelização.
em suma, o objetivo principal deve ser com que o cliente volte, não apenas uma vez, mas se torne um cliente recorrente.
paciência e sistema
O marketing de relacionamento visa frutos a longo prazo, melhor dizendo, o marketing de relacionamento requer constante analise e estrutura.
Tenha em mente, que essa estrategia é para trazer um cliente “fixo” a sua empresa, portanto, ações focando apenas a solução imediata não são tão eficazes.
Igualmente importante lembrar que o relacionamento com o cliente deve ser cultivado, isto é, não deve-se simplesmente vender e esquece-lo
Monitoramento
Como falamos anteriormente, essa estrategia requer o contato constante com o cliente, isto é, levando em consideração seu ramo de atuação.
Por exemplo, enviar um e-maill por semana avisando sobre os novos conteúdos em seu site.
As estrategias de manutenção de contato irão depender do seu ramo de atual e da junção de estrategias de marketing escolhidas.
Porém, é importante mensurar quantos desses clientes estão engajados com a sua marca e quantos ainda não foram convencidos.
Os KPIs escolhidos dependeram da estrategia, mas é importante te-los estipulados antes de dar inicio as ações de marketing, para que assim, não acha ações tomadas sem proposito.
Conexão e relacionamento são o segredo de uma estrategia matadora, principalmente quando falamos em estrategias on-line.
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E você? Como é o seu relacionamento com o seu publico? Você já usa marketing de relacionamento?