O modo que as pessoas se comunicam e o método de se fazer negócios
vivenciaram uma imensa transição nos últimos anos.
Tanto as pessoas, quanto as empresas redirecionaram-se de maneira progressiva para o mundo on-line. Por conta disso, investir em marketing digital tornou-se indispensável.
Com a democratização da tecnologia aliada a grande alteração nas práticas de consumo, as marcas que não se adaptarem a esse novo contexto provavelmente não irão alcançar êxito no mercado.
Se você ainda está em dúvida sobre investir em marketing digital, mostraremos, neste artigo, que essa ferramenta é a melhor escolha para conduzir sua empresa ao sucesso.
Razões para investir em marketing digital
Segue, abaixo, uma lista de motivos que vão convencer você a apostar em marketing digital na sua empresa.
Garante sua presença on-line
Nos dias de hoje, é praticamente impensável um mundo sem tecnologias como a internet.
Apenas com uma busca no Google, você pode ter acesso a praticamente tudo o que se quer saber. A nova geração não consegue concentrar-se em um mundo sem tecnologia.
Porconsequência, a web é o ambiente ideal para sua empresa manter-se notável e conseguir alavancar suas vendas, conquistando um público superior ao que se utilizando qualquer outro meio de comunicação.
Tendo isso em vista, a empresa que não faz uso da internet e das ferramentas de Marketing Digital perde espaço para os seus concorrentes.
Ser firme e direto em relação ao seu público
O Marketing Digital viabiliza a comunicação da sua marca, fazendo com que ela atinja o seu público com maior segurança, uma vez que o consumidor costuma acessar apenas algo que ele tem real interesse, seja seguindo suas redes sociais, acessando seu site ou lendo o seu blog.
Nos casos dos investimentos em mídia paga, seja através do Google (Google Adwords) ou do Facebook e/ou Instagram (Facebook Ads), há a disponibilidade de traçar o perfil preciso das pessoas que você deseja impressionar.
Já que a divulgação dos produtos é totalmente voltada para os potenciais clientes da sua empresa, ela torna-se mais definida.
Segmentar o público
Utilizando a internet, é possível falar com um público específico que esteja interessado em um produto ou serviço.
Mesmo que o potencial de alcance da internet seja gigantesco, o seu maior diferencial é o poder de segmentação do público.
Este fracionamento é realizável desde o primeiro contato do visitante com a marca e possibilita que o usuário receba apenas conteúdos direcionados ao seu perfil, interesses e comportamentos, fazendo com que toda a experiência de compra seja a mais satisfatória possível.
Melhor custo-benefício
De maneira oposta às mídias tradicionais (TV, rádio e mídia impressa), as quais demandam um alto valor de investimento, o Marketing Digital possui um baixo investimento – e em muitas vezes custo algum.
Isso faz com que a sua empresa alcance um enorme número de pessoas, mesmo realizando campanhas com orçamento restrito, uma vez que a internet promove uma grande repercussão das mídias e de divulgação orgânica (mídia não paga).
O baixo investimento, associado à grande capacidade de atingir um alto número de potenciais clientes faz com que a aplicação do Marketing Digital represente um notável custo-benefício.
Promover a sua marca
A divulgação da sua marca através das ferramentas de Marketing Digital faz-se indispensável, porquanto a presença na internet influencia na decisão de compra do consumidor e que boa parte dos consumidores realiza buscas na internet antes de efetivar a compra.
Esses recursos de comunicação permitem divulgar sua marca de forma prática, de fácil acesso, com baixo custo e focada no seu público-alvo.
Certifica sua credibilidade no mercado
Pode-se comparar uma empresa que não possui um site a uma pessoa sem identidade.
O marketing digital faz com que as pessoas passem a enxergar sua empresa e confiar na mesma, dado que elas terão sempre um canal de comunicação mais viável para entrar em contato quando for necessário.
Deixa sua empresa à frente dos concorrentes
Na atualidade, você precisa de visibilidade on-line se quiser realmente se destacar.
O marketing digital combina estratégias para criar uma experiência completa para o consumidor.
Ele não se baseia somente em ofertas e propagandas de venda, mas na criação de uma conexão entre comprador e marca.
Por conseguinte, quem quer estar à frente dos concorrentes precisa incluir o marketing digital na sua estratégia de vendas.
Auxilia no direcionamento de suas ações
O marketing digital possibilita que suas ações sigam um plano pré-programado. Destarte, não será necessário gastar todo o seu orçamento em uma única ação.
Você vai conseguir planejar onde e como gastar seu dinheiro e averiguar se o retorno está sendo conveniente.
Do contrário, poderá redirecionar suas quantias para outros métodos, de acordo com as análises que serão feitas ao longo da campanha.
Obter resultados de longa duração
Com o intuito da empresa se relacionar da melhor forma possível com os clientes, o Marketing Digital disponibiliza meios pagos e orgânicos para divulgá-la.
Entre os orgânicos, estão à otimização para buscadores (SEO) e o Marketing de Conteúdo, os quais concedem resultados prolongados. Um blog nunca perde a reputação que conquistou ao longo da sua trajetória.
Os materiais já postados ainda podem ser acessados anos depois da sua divulgação e prosseguem gerando acessos e conversões (caso ainda sejam pertinentes ao público).
Por consequência, uma estratégia de conteúdos bem analisada e produzida fornece ativos para a empresa, a qual continua obtendo resultados com aqueles posts no decorrer do tempo.
Riscos da falta de planejamento e de uma
estratégia de marketing digital
Entre os riscos da falta de planejamento e de uma estratégia de marketing digital podemos citar como mais relevantes:
● Desperdiçar tempo, dinheiro e esforço com soluções que não funcionam para o seu público ou o contexto da sua empresa;
● Perder espaço para a concorrência;
● Contratar profissionais que prometem resultados impossíveis ou que não são adequados ao seu negócio;
● Não conhecer as métricas de sucesso para a sua empresa.
Diante disso, antes de começar a investir na área, é fundamental conhecer quanto a sua empresa está disposta a investir e quais as expectativas de resultados.
Baseado nessas definições é possível criar uma estrutura de marketing digital para atingir os objetivos almejados.
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