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Palavras-chaves: o que são e como usá-las?

Palavras-chaves - Alfabeto colorido da palavra, palavra-chave e lupa.

As palavras-chave, do inglês keywords, são termos que os usuários pesquisam e que os motores de busca, como o google, identificam como sendo relevantes, baseando essa relevância em diferentes critérios. Ou seja, qualquer palavra pode ser uma palavra-chave, contanto que ela represente algo de mais importante para um contexto de vários usuários.

Sendo assim, é bastante razoável que muitos invistam na criação de conteúdo online que contenham palavras-chave (que podem ser frases, termos, expressões) que eles sabem que está relacionado aos interesses das pessoas. O intuito disso obviamente, é potencializar o processo de venda de serviços e produtos.

O que você precisa saber, no entanto, é que você não pode usar palavras-chave de qualquer jeito, sem um bom contexto ou na intenção de enganar o google. Porque você não irá conseguir isso.

Continue lendo este artigo e descubra mais sobre palavras-chave e como utilizá-las.

Posso achar qualquer coisa com palavras-chaves?

Sim, você todos os resultados que os motores de busca indexam a você foram ordenados baseando-se em palavras-chave. Claro que não exclusivamente nelas, mas é inegável a relevância que elas possuem na hora de rankear uma página.

E o tipo de resultado que você irá achar no google, por exemplo, vão desde páginas saudavelmente otimizadas com técnicas de SEO até conteúdo patrocinado.

Palavras-chaves - Linda mulher em fundo rosa com lupa

É claro que o conteúdo patrocinado sempre irá aparecer no topo, e é justamente por isso que o seu conteúdo orgânico precisa ter uma grande qualidade e estar bem otimizado com palavras-chave para que ele apareça logo abaixo.

Onde usar palavras-chaves?

Talvez já esteja bastante óbvio que as palavras-chave devem ser utilizadas em textos, correto? Sim, isso é verdade, porém, quando falamos a respeito da otimização de sites, a sua palavra-chave precisa estar bem posicionada pelo site inteiro.

Muitos não sabem ou não se atentam ao fato de que imagens também podem ser otimizadas com palavras-chave em suas descrições. Outros elementos do site também.

E nos textos, alguns redatores se esqueçam da importância de usar as palavras chave no título e nos intertítulos. E também nas meta-descrições do site, ou seja, no resultado que o google irá mostrar caso alguém pesquise pelo seu site.

Outro lugar onde pode ser bastante propício a utilização de palavras-chave, é no título das páginas. Ou seja, o nome do endereço da página. Por exemplo, vamos imaginar um domínio imaginário: 

www.textosseo.com.br/palavras-chave

Nesse exemplo, a página “palavras-chave” do site textosseo, é nomeada justamente com a palavra-chave a qual a página fala a respeito.

Não repita demais a sua palavra-chave

Muitas pessoas acreditam erroneamente que quanto mais vezes uma palavra-chave for repetida, melhor será para o rankeamento do conteúdo. E isso não poderia ser mais errado.

Na realidade, repetir excessivamente qualquer termo em um conteúdo online vai fazer com o que o google classifique o conteúdo como ruim e, por sua vez, pouco relevante. 

Palavras-Chaves - Mulher  descontente com repeticção da palavra-chave

Ele entende essa repetição de um mesmo termo como sendo SPAM, como se você estivesse tentando forçá-lo a classificar um conteúdo como relevante simplesmente porque o tal termo aparece várias vezes. O google é esperto e consegue perceber a sua intenção.

Se você quiser que as suas palavras-chave sejam eficientes, o texto no qual elas estão inseridos precisa ter qualidade. E uma técnica bem interessante que pode ser usada para atestar a qualidade de um texto é a utilização de sinônimos. Sim, use sinônimos para a sua palavra-chave.

Entenda mais sobre palavras-chave

Primeiramente é importante saber que, apesar de qualquer palavra poder ser utilizada como uma palavra-chave, como já dissemos no começo do texto, existem algumas limitações importantes. Por exemplo, o máximo de palavras que uma palavra-chave pode conter são 32.

Quando falamos sobre os anúncios pagos então, a limitação é ainda maior. O google só reconhece palavras-chave em títulos de anúncios com no máximo 25 caracteres e, em sua primeira ou segunda linha, com no máximo 32 caracteres.

Por esses motivos que você precisa pesquisar bem os termos que você gostaria de utilizar como palavras-chave.

Duas ferramenta que você pode utilizar para fazer essas pesquisas e obter boas ideias de palavras-chave é o google analytics e ou google keyword planner.

Agora, caso você esteja querendo fazer anúncios, vale ressaltar algumas dicas interessantes:

Utilize palavras-chave negativas

Palavras-chave negativas representam os termos que você não deseja associar aos resultados de busca do seu produto, serviço ou conteúdo. É umas das formas mais eficazes de garantir que você vai atingir o público exato que você quer.

Não use termos genéricos demais como palavras-chave

Muitas vezes nós pesquisamos por coisas extremamente genéricas, pois não sabemos exatamente o que nós queremos. No entanto, em se tratando de palavras-chave, existem dois problemas com termos genéricos demais: 

Palavras-chaves - Jovem com cabelo comprido parecendo confiante dizendo não exagere na densidade das palavras-chaves
  1. TTermos genéricos possuem muita concorrência e, por isso, custam mais caro.
  2. Termos genéricos não convertem tão bem em compras ou ações específicas, pois os usuários facilmente os associam a diversas áreas diferentes.

E quando as buscas são muito genéricas, as chances de alguém encontrar no seu conteúdo, produto ou serviço o que ela realmente estava procurando, são bem menores.

Short-tail e long-tail

E por último, mas não menos importante, vamos falar sobre os dois tipos de palavras-chave, a chamadas palavras-chave short-tail e long-tail ou, em uma tradução literal: palavras-chave de cauda curta e cauda longa.

É bastante clara a diferença entre essas duas: enquanto as palavras-chave short-tail apresentam tamanho menor e são geralmente genéricas (lembra-se do que falamos sobre termos muito genéricos?), as palavras-chave long-tail apresentam termos mais específicos.

Na prática, os usuários pesquisarão muito mais a primeira do que a segunda e, por isso, ela obterá muito mais resultados nas buscas. No tópico anterior nós explicamos porque isso pode ser ruim.

Agora, as palavras-chave long-tail, por mais que elas obtenham menos resultados de busca, elas conseguem ser muito mais eficientes na conversão de ações dos clientes. E as chances do cliente ver no seu produto, serviço ou solução em geral aquilo que ele realmente estava procurando, são bem maiores com a utilização de palavras-chave long-tail.

Não obstante, é bastante recomendável que uma boa estratégia de marketing, principalmente quando estamos falando sobre conteúdo escrito, faça a utilização dos dois tipos de palavras-chave. 

O motivo disso é bem simples: enquanto a palavra genérica irá servir para trazer um grande volume de buscas, o termo específico irá peneirar quem realmente se interessa e quem apenas é curioso e só está dando uma olhada.

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