nicho de mercado não é uma novidade, porém falar sobre nicho de mercado é uma conversa extensa de se ter. Pensando nisso separamos algumas das dicas essenciais que acabam sendo esquecidas.
O que é nicho de mercado?
Nicho de mercado nada mais é do que uma parte especifica do seu publico. Por exemplo:
consumidores de entretenimento >>> consumidores da netflix >>>> consumidores das series da netflix >>>> consumidores das series originais da netflix
No exemplo a cima há 4 nichos de mercado, todos estão dentre de um grande nicho ( consumidores de entretenimento). Pode-se definir o nicho de mercado como grupo menor dentre de um setor com problemas e necessidades especificas.
Como identificar um nicho de mercado?
Para se identificar um nicho, vale lembrar que os nichos de mercados geralmente estão dentro de nichos maiores.
Uma característica recorrente é que geralmente os problemas enfrentados por esse setor ainda não tem uma solução viável no mercado.
Hoje em dia, com a internet ficou mais fácil de se identificar os nichos. Um grande recurso é pesquisar pelas reclamações recorrentes sobre serviços ou produtos de fornecedores distintos.
Um nicho de mercado também pode ser definido por:
- segmentação geográfica
- segmentação demográfica
- segmentação comportamental
- segmentação psicográfica
Segmentação Geográfica
Esse nicho é criado a partir de parâmetros de localização, como:
- continente;
- país;
- estado;
- cidade;
- bairro;
- região.
sempre deve ser levado em consideração a concorrencial que está do mesmo local e também ter em mente que esse tipo de segmentação não é muito valiosa para o mercado online.
Segmentação Demográfica
Já aqui, os parâmetros usados são os aspectos sócio-econômicos do publico, tais como:
- faixa etária;
- gênero;
- renda;
- ocupação;
- raça;
- geração;
- nacionalidade;
- classe social;
- escolaridade, entre outros.
Ou seja, tudo que poda-se influenciar diretamente a compra. A segmentação demográfica também pode ser usada para definir seu publico alvo.
Segmentação Comportamental
Aqui é levado em conta tudo em relação aos hábitos de compra do consumidor. como:
- o que eles procuram;
- o que precisam;
- o que conhecem;
- o que consomem;
- em que quantidade consomem;
- com que frequência
- etc.
Pode-se criar um paralelo aqui com a crianção da sua persona, no marketing.
Segmentação Psicográfica
Por fim, a segmentação psicográfica leva em conta a personalidade do consumidor, seu estilo de vida, suas crenças e causas. Como por exemplo:
- têm o mesmo estilo musical preferido;
- seguem ao tipo de alimentação (vegetarianismo/ glúten free…);
- quais as causas que defendem;
- possuem intolerância à lactose;
- defendem a liberdade feminina
- etc.
Há um nicho de mercado dentro do seu publico?
Sabendo que o publico sempre se divide , você á se perguntou quais são os nichos de mercado dentro de seus clientes? e mais como alcança-los?
Para entender a inda melhor a sua audiência é bom ter o costume de conhecer seus clientes. entender onde eles estão, o que consomem.
Dentro mesmo do seu publico alvo será possivel indentiviar os nichos criados, porém nada te impede de ir mais além.
Investigar o próprio publico pode responder muitas perguntas sobre como a sua empresa estão sendo vista e quando/porque te procuram.
Gostou do texto? Continue com a gente e leia:
O guia completo da Segmentação de publico
Conta pra gente aqui nos comentários suas experiencias como nicho de mercado!