Veja nesse poste como você pode conquistar a confiança do seu cliente em pequenos passos.
Existem muitos fatores que diferenciam uma empreitada empreendedora bem sucedida e uma falha que morre na praia.
E talvez a mais importante e a que mais tem o potencial de elevar o seu negócio as alturas, é a confiança que o seu cliente deposita nos seus serviços ou nos seus produtos.
No nosso dia-a-dia nós vemos que não é fácil conquistar a confiança do cliente. E também não é nada fácil manter a confiança da pessoa uma vez que você já a tenha.
Qualquer deslize pode ser fatal e nem sempre você terá uma segunda chance. Quando estamos falando de negócios e a relação com o público em geral, a lógica é a mesma.
Você precisa se esforçar para conquistar a confiança das pessoas e se esforçar ainda mais para manter intacta essa confiança conquistada.
Em um mundo onde a concorrência é cada vez mais acirrada em praticamente qualquer área, ter o cliente do seu lado, confiando em você, pode não ser apenas uma forma de ganhar mais dinheiro, mas de literalmente permitir que o seu negócio continue sobrevivendo.
Pois uma vez que o cliente não vê motivos para confiar em você, porque ele iria perder seu tempo e seu dinheiro consumindo os seus produtos ou serviços?
Esse questionamento precisa ser feito e se tornar um norte pelo qual o empresário deve se guiar. O objetivo deve ser o de conquistar a confiança do cliente da forma mais eficiente e duradoura possível.
Você não se torna confiável do dia para noite
Certamente que não podemos ser ingênuos e achar que um simples sorriso e um atendimento adequado serão o suficiente para atingir essa meta. É necessário fazer mais do que isso. É preciso se diferenciar. As pessoas confiam em empresas que:
● As ajudam em momentos de dificuldade
● Não se demoram para resolver qualquer problema que venha a ocorrer
● E que tenha possuam uma prestação de serviços ou produtos de qualidade melhor
Agora vamos deixar claro uma coisa aqui:
O ideal seria que o seu o seu serviço ou produto conseguisse ser superior que o da concorrência, mas nem sempre isso é possível, e nessa hora você precisa investir em outras áreas para compensar.
Mas vamos falar um pouco a respeito da importância do cliente confiar em você.
Correndo atrás da confiança do seu cliente
A confiança funciona como uma bola de neve. Se o cliente confia em você, no seu produto ou na sua prestação de serviço, é porque ele viu algum grande valor alí.
Talvez você tenha demonstrado ser extremamente competente ou realmente um grande entendedor do ramo. Essas coisas são importantes. A confiança gera autoridade.
Uma vez que a maior parte do mercado disponível para aquele nicho confie mais em uma empresa que outras, isso significa que aquela empresa se tornou uma autoridade em seu ramo e isso implica em muitos benefícios.
Se você é uma empresa confiável, isso significa que fazer negócios com você é vantajoso.
E porque as pessoas não iriam querer fazer negócios vantajosas para elas mesmas? Não há razão.
Os consumidores estão sempre buscando o melhor custo-benefício. O custo-benefício, por sua vez, pode ser calculado como a junção de uma série de características.
Não é apenas a qualidade do produto ou serviço, mas o atendimento e o
pós-venda também contam. A disponibilidade e celeridade que a empresa apresenta para solucionar um imbróglio é outro grande diferencial.
Enfim, se a sua empresa oferece as melhores condições para o cliente, esse cliente ficará feliz em voltar a fazer negócio com a sua empresa. E não apenas isso, pois como dissemos lá em cima, a confiança funciona como uma bola de neve.
O efeito bola de neve
Um cliente satisfeito e feliz irá comentar da empresa para outras pessoas, que por sua vez irão querer experimentar por elas mesmas.
E uma vez que você conseguir provar a elas também que você é sim tudo aquilo que elas ouviram, elas também falarão de você para outras pessoas e assim por diante.
Mais clientes ou compradores significa mais faturamento. E quanto mais uma empresa faturar, mais ela pode poderá investir na sua imagem, na qualidade dos seus produtos, da sua prestação de serviços, do seu atendimento e etc.
Esse é objetivo último de você ter a confiança do cliente. Contudo, não se deslumbre tão fácil.
O caminho para o sucesso precisa ser galgado degrau por degrau, e você não vai conseguir a confiança do seu cliente assim de um dia para outro.
Errar é humano, aprenda com seus erros
Aliás, é inevitável que no meio da jornada você não acabe decepcionando alguns clientes que se sentirão insatisfeitos ou enganados.
E veja bem, nem sempre será culpa sua. Muitas vezes o cliente estará errado sim, mas não há muito que você possa fazer para evitar o desconforto.
O que você pode e deve fazer no momento em que uma situação assim ocorrer, é mostrar que independente de qualquer coisa você está alí para serví-lo. Assegure que você irá:
● Ajudá-lo da melhor forma possível
● Fará tudo a seu alcance para resolver o problema e compensá-lo pelo desgaste
● Não irá se demorar para aparecer com uma solução
Em uma situação como essa, você pode até não ter conseguido evitar embate, mas se você tiver jogo de cintura, paciência, seriedade e competência, você pode fazer com que esse cliente desgostoso e insatisfeito fique feliz com a resolução que você apresentar para o problema.
E é interessante notar que é nesse ponto de inflexão que maioria dos empresários despreparados se perde e acaba perdendo o cliente, pois lhes faltou maturidade para lidar com o imprevisto.
Por fim, não adianta tentar colocar a carroça na frente do boi, conquistar a confiança do seu cliente e do seu mercado em geral é um trabalho de formiguinha que todos os dias precisa ser efetuado aos poucos.
Tenha calma e planeje bem o seu negócio. Essa é a chave para o sucesso. O tempo mostrará que os seus esforços valeram a pena.
Gostou do que você leu? Leia esse post:
4 tendêcias em Maketing digital que você deveria ficar de olho