Você sabe quem é seu público-alvo? Hoje, trazemos para você tudo que você precisa saber sobre público-alvo e qual a sua importância para a sua empresa.
Definição de Publico alvo
Segundo o dicionário, público-alvo é definido por
“segmento da sociedade com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.), ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens.”
Porém publico-alvo vai muito além dessa definição em marketig.
Quando falamos de publico alvo estamos falando sobre um determina grupo de pessoas que queremos atingir, com isso criando campanhas especificas para o publico em questão.
O publico escolhido pode ser diverso portanto é preciso saber como definir o melhor publico para o seu produto ou serviço.
Digamos que você queira vender um canete importada de ponta fina, o seu publico provavelmente não será estudantes e sim entusiastas de artigos de papelaria.
Como definir seu publico- alvo
Podemos separar em 4 passos simples a definição de um publico, começando com:
1. Fatores que influenciam
Para criar um publico-alvo, os fatores mais utilizados são:
- Gênero
- Faixa etária
- Escolaridade
- Faixa de renda
- Classe social
- Localização
- Hábitos de consumo
Em negócios mais abrangentes, o publico pode ser formato por mais fatores que sejam relevantes para o nicho.
2. Quais as suas vantagens?
Identifique seu diferencial, o que faz as pessoas comprarem de você? Separamos algumas perguntas que pode te ajudar a responder
- Qual o problema que seu produto ou serviço resolve?
- Que tipos de pessoas costumam ter o problema identificado acima?
- Em que situações o produto/serviço é utilizado?
Fazendo essas perguntas, será fácil identificar suas vantagens em relação a concorrência, também será entender melhor o seu serviço/produto.
3. Quem são?
Nesse momento é a hora de pesquisa. Entender quem são seus clientes agora. Quando desses clientes voltam? Porque eles voltam? Quantos voltam? etc.
Faça uma pesquisa aprofundada sobre o seu publico, para conseguir dados sobre o perfil de publico que você mais está atingido.
Isto ajudará também a identificar se já existe uma parcela de publico-alvo em seus clientes.
4. Construção
O processo de construção de publico-alvo, começa na criação da sua Persona, ou seja a criança do perfil do seu cliente ideal baseado em suas pesquisas em seus clientes.
Logo após é a hora de entender o que esse publico consome, onde eles compram, quem os influenciam, entre outros.
Tendo todos os dados necessários é hora de investir em anúncios personalizados para esse publico, uma boa estrategia de marketing para esse momento é utilizar a oferta personalizada.
Como atrair seu publico-alvo
Depois de definido o seu publico, está na hora de atrai-los para você. Tanto no marketing tradicional, quanto no marketing digital o funil de vendas é o método para alcançar as pessoas.
O funil é dividido em 4 partes
- topo
- meio
- meio
- fundo
Topo do funil – Aprendizado e descoberta
O topo do funil é conhecido como o momento de reconhecimento de um problema, ou seja, é nesse momento que o consumidor percebe que tem um problema.
Meio 1 – Reconhecimento do problema
Nessa etapa o leitor reconheceu seu problema, ele já consegue identificar que é preciso buscar uma solução
Meio 2 – Consideração de solução
Já aqui, a pessoas está procurando pela solução mais benéfica a ele e que resolvera seu problema da forma mais eficiente. É importante mostrar o leque de opções a ela.
Fundo do Funil – Decisão de Compra
Quando chegamos aqui, significa que a pessoa está pronta para comprar e pronta para escolher a melhor solução. Caso, as outras etapas sejam feitas corretamente, provavelmente o leitor escolherá a você como a solução mais eficaz.
O conteúdo publicado em cada etapa do funil contém matérias diferentes e estruturas diferentes, pensando de forma simples, o funil começa abrangente e vai se tornando mais especifico conforme se desce.
Com essas dicas, é mais fácil entender seu publico ideal e como atrai-lo, gostaria de saber mais sobre o assunto? Leia também:
5 cuidados que sua empresa deve ter ao escolher o Publico- alvo
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