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Marketing digital na das redes sociais

Atualmente, as redes sociais se mostram um importante canal de relacionamento e conquista de autoridade.

Por que as redes sociais

A princípio com o avanço da telefonia celular e da própria internet no Brasil, o número de usuários frequentes das redes sociais tem aumentado exponencialmente.

Ao passo que esse aumento causou a expansão do mercado de vendas online.

Não nos referimos apenas as lojas virtuais mas quaisquer outros negócios feito pela internet como por exemplo, cursos livres, universidades online, consultorias remotas, etc.

Seja como for, ficaremos em apenas um exemplo. O aumento do volume de vendas do e-commerce, como mostra o trecho de uma notícia divulgada pelo portal Terra

“Segundo o estudo Perfil do E-commerce Brasileiro feito por uma parceria entre PayPal e BigData Corp, a expansão do e-commerce brasileiro cresceu, aproximadamente, 40% após dois anos de crescimento moderado.

Os registros de 2016 são de 9,23% e de 12,5% em 2017. No último ano, o e-commerce brasileiro apontou o seu maior crescimento desde o ano de 2014. De acordo com o estudo recém-publicado, foi registrado o aumento de 37,59% no número de lojas online, atingindo a marca de 930 mil sites dedicados ao comércio eletrônico no país.”

Confira a matéria completa aqui!

Contudo, falando especificamente de redes sociais, um outro estudo, feito pelo We Are Social em parceria com a Hootsuite constatou que 66% da população brasileira está nas redes sociais.

Juntamente com o IBGE projeta que somos 211 milhões de brasileiros, portanto, temos aproximadamente 14 milhões de pessoas ativas nas redes sociais.

Então que tal ter um mercado de 14 milhões de pessoas?

Planejamento: O início de tudo

Por exemplo, uma empresa inicia o seu marketing digital fazendo um anúncio pago em algum canal digital, pode ser uma rede social ou mesmo no Google mas as páginas do produto ofertado ainda não está pronta, e agora?

Nesse exemplo maluco podemos ver que não houve sincronia de ações.

Portanto para você se certificar que as ações do seu marketing digital estão sincronizadas e todas indo em busca de um objetivo comum é necessário elaborar o seu planejamento.

Todavia, no planejamento você ira determinas as ações que serão executadas bem como quais estratégias serão utilizadas e os objetivos que se deseja alcançar 

Apesar disso, não vamos entrar no mérito de como elaborar um planejamento de marketing.

Porém vamos destacar três pontos que fazem parte do planejamento, dessa forma ajudará na escolha da rede social em que o seu negócio irá atuar:

Imagine a seguinte situação.

Uma empresa inicia o seu marketing digital fazendo um anúncio pago em algum canal digital, pode ser uma rede social ou mesmo no Google mas as páginas do produto ofertado ainda não está pronta, e agora?

Nesse exemplo maluco podemos ver que não houve sincronia de ações.

Para você se certificar que as ações do seu marketing digital estão sincronizadas e todas indo em busca de um objetivo comum é necessário elaborar o seu planejamento.

No planejamento você ira determinas as ações que serão executadas bem como quais estratégias serão utilizadas e os objetivos que se deseja alcançar 

Não vamos entrar no mérito de como elaborar um planejamento de marketing mas vamos destacar três pontos que fazem parte do planejamento que irão ajudar na escolha da rede social em que o seu negócio irá atuar:

 Byer Persona

No marketing tradicional o termo “Publico-Alvo” é amplamente  conhecido e, praticamente ninguém, desconhece o seu significado.

Do mesmo modo no marketing digital é usado cada vez mais o termo “Byer Persona” do que o termo “Publico-Alvo”.

Em primeiro lugar o “Público-Alvo” traz informações demográficas e sociais que em tempos de conectividade e relacionamentos digitais que vivemos hoje acaba insuficiente para a criação de uma comunicação mais eficaz

Ainda mais com os novos hábitos de consumo e, ainda com a segmentação  que podemos fazer com marketing digital  a “Byer Persona” se mostra uma ótima ferramenta para atender as necessidades dos consumidores conectados

Para construir a sua “Byer Persona” você deve se perguntar:

  • Qual o gênero, idade e ocupação?
  • Quais informações e onde ela busca?
  • Quais os principais desafios e obstáculos?
  • Como o seu produto ou serviço pode ajudar a Byer Persona?
  • Sua solução pode se tornar desnecessária para ela? Por quê?
  • Existem razões para ela não comprar de você?

 Brand Persona

Já no marketing digital existe a Brand Persona, que bem como encontrará como o nome de Brand Ideal ou, também, como Persona da Marca. Ou seja, a principal finalidade da Brand Persona é orientar o planejamento e deixar sua marca mais próxima das pessoas.

Lembre-se que no marketing digital você quer se relacionar com a sua Byer Persona, portanto, a Brand Persona será criada para interagir com a Bayer Persona por isso ela terá uma personalidade para tornar essa comunicação mais coerente.

Nesse processo  você deve-se perguntar:

  • Qual o gênero da Marca ?
  • A qual geração a marca pertente ?
  • Qual estilo de comunicação deverá ser usada ?
  • Quais as características humanas a marca quer transmitir ?

Para saber um pouco mais sobre Brand Persona você pode ler este post da Rock Content

 Objetivos

Antes de tudo o estabelecimento dos objetivos é uma etapa muito importante do planejamento do seu marketing digital.

Logo se você não deixar bem claro qual o objetivo, em suma é bem provável que você não consiga medir o desempenho de tudo o que você fizer e por fim certamente você irá ouvir:

“Não disse, esse marketing digital não funciona”

Ou então

“Esse negócio de redes sociais não funciona”

Portanto para evitar todo esse desgaste é primordial que você defina claramente qual é o objetivo e na mensuração de resultados, ou seja o foco seja esse objetivo

Diversos objetivos podem ser definidos para o seu negócio nas redes sociais:

  • Divulgação
  • Construção de autoridade
  • Venda direta
  • Geração de orçamentos
  • Busca de relacionamento

Qual rede social é melhor para o meu negócio?

Ainda assim existem diversas redes sociais  e cada uma delas tem suas particularidades.

Bem como você definiu na etapa de planejamento a sua Byer Persona, ao passo que fica mais fácil você entender e localizar o seu público.

Além disso um estudo da McKinsey & Company chamado Brazil Digital Report traz um raio x da economia digital em nosso país e mostras que Facebook com 130 milhoes de usuários, Instagram com 30 milhões de usuários juntos tem praticamente toda a população brasileira, portanto você não pode estar fora dessas redes

Mas lembre-se existem diferenças entre as redes sociais e entre Facebook e Instagram também.

Por exemplo, o Instagram é ótimo para empresas que tenham um apelo visual. Se o seu negócio é vender parafusos com roscas personalizadas acredito que não será tão fácil criar um apelo visual quanto um empresa que vende bolos para festas.

O indicado é você pensar no seu objetivo e avaliar cada rede social e, depois dessa análise, escolher quais redes atuar. 

Por fim, lembre-se pense antes de tudo no seu objetivo as redes são ferramentas e o seu objetivo é estratégico.

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