Você já ouviu falar nesse termo? Não? Talvez você até tenha ouvido falar, no entanto lhe soou como algo incompreensível e que não diz muita coisa no fim das contas. É para isso que resolvemos escrever esse artigo, para falar a respeito da importância de um KPI para a estratégia de marketing da sua empresa e porque você deveria sempre estar de olho nos KPIs corretos.
O significado de KPI
KPI é uma sigla que vem do inglês e significa “Key Performance Indicator”, ou em uma tradução livre, seria algo como “Indicador de Performance Chave”. Caso ainda não esteja claro, KPIs são informações que ajudam a estratégia de marketing a alcançar o seu máximo potencial.
Existem muitos KPIs que você pode utilizar para saber se as ações que você está tomando em relação a sua empresa estão gerando bons resultados ou não. E cada KPI tem a sua própria importância e utilização.
Justamente por isso também recomenda-se não utilizar tantos KPIs assim, para que a visualização da estratégia não acabe ficando muito convoluta.
Alguns exemplos de KPIs bem utilizados em estratégias de marketing são os seguintes:
- Taxa de conversão de vendas;
- Tempo de permanência no site;
- Número de cadastros em base de e-mail;
- Percentual de lucratividade;
- Nível de crescimento mês a mês;
- Market Share.
Cada um desses KPIs se bem utilizados podem alavancar enormemente a performance da sua estratégia. É claro que para conseguir medi-los, você precisa se basear em métricas. Você não sabe o que são métricas? Vamos falar um pouco sobre elas.
Analise as suas métricas
Métricas podem ser entendidas como os dados brutos que serão utilizadas para formar um KPI. Ou seja, se o KPI indica uma tendência dos usuários, consumidores ou clientes, as métricas são apenas as informações sem qualquer tipo de propósito ou viés.
Alguns exemplos de métricas comuns são:
- Quantidade de visitas no seu site;
- O número de visitantes únicos;
- Quantidade de produtos vendidos;
- Taxa de rejeição;
- Taxa de cliques.
E muitos outros. O ponto aqui é que, apenas com esses dados não é possível tirar muitas conclusões a respeito do que fazer.
Você precisa cruzar as suas métricas para conseguir compreender alguma tendência e assim formar um KPI coerente que irá te ajudar a tomar melhores decisões.
É claro que é sempre bom frisar que você deve buscar informações sobre métricas que sejam relevantes de verdade, pois muitas não são.
Utilizando os KPIs de forma correta
O objetivo dos KPIs é ajudar a sua empresa no processo de vendas, sejam de produtos ou serviços.
As informações que esses indicadores te revelam servem para que você adapte a sua estratégia para estar sempre aprimorando-a e, justamente por isso é importante acompanhar seus KPIs com frequência.
É claro que para escolher os KPIs certos, pois existem inúmeros, é necessário que você tenha bem claro qual é o objetivo da sua estratégia de marketing, em qual pé ela se encontra.
Seu objetivo é saber a taxa de conversão de uma landing page, por exemplo? Ou talvez você simplesmente queira saber o quanto você está faturando com as suas campanhas pagas em relação ao que você está gastando com elas.
Independente do seu objetivo, cerque-se dos KPIs que fazem sentido. Foi como nós já dissemos aqui, KPIs demais vão apenas atrapalhar a sua percepção da realidade.
Quatro características que você precisa considerar no momento de escolher as suas KPIs, são:
- Relevância: literalmente o quão relevante é aquele indicador para a sua empresa e a sua estratégia de marketing;
- Tomada de decisão: esse indicador será capaz de te ajudar a tomar uma decisão assertiva?;
- Frequência: você consegue observar esse KPI com frequência?;
- Disponibilidade: pode parecer óbvio, mas é importante que você escolha KPIs cujas métricas pode ser observadas.
Levando todos esses pontos em consideração, você com certeza será capaz de escolher os KPIs mais relevantes.
Os KPIs mais utilizados no mercado
Agora que você já entendeu o que são KPIs e como eles dependem das métricas disponíveis, vamos falar um pouquinho sobre os KPIs mais utilizados em estratégias de marketing de forma geral.
É muito provavelmente que você acabe utilizando algum desses KPIs ou um conjunto deles, dependendo é claro de qual for o seu objetivo. Veja a seguir:
- Origem do tráfego: esse KPI serve para entender de onde as visitas do seu site estão se originando com maior força e, com isso você poderá rever os seus investimentos ou ações para tornar essa taxa mais nivelada, se for o caso.
- CPL: Custo por Lead. Esse KPI é calculado com o valor gasto em anúncios dividido pelo número de Leads gerados. É um KPI muito importante para saber otimizar bem os seus investimentos.
- CAC: Custo para aquisição de cliente. Esse é KPI um pouco generalista, porém bastante utilizado. Ele é medido dividindo o valor gasto em propaganda paga pelo número de clientes conseguidos com isso. O resultado final é o seu CAC.
- ROI: Do inglês “Return on Investiment”, em uma tradução literal seria algo como “Retorno do investimeno”. É considerado por muitos o KPI mais importante, e você precisa saber a respeito do faturamento da ação e dividir pelos custos desta.
- Ticket médio: Faturamento do período dividido pelo número de clientes do período, é assim que você consegue calcular o seu ticket médio. Esse indicador é importante para saber o quanto cobrar de um novo cliente, ou mesmo se você está cobrando o suficiente.
O sucesso só acontece quando você presta atenção
Não adianta apenas abrir um negócio, fazer um site para ele e fazer dele para alguns amigos e familiares. O marketing feito com profissionalismo é fundamental e, principalmente prestar atenção nos resultados que você está obtendo.
Muitos empreendimentos não crescem muito ou acabam vindo a falência simplesmente porque foram mal geridos, pois seus responsáveis não sabiam o que estava acontecendo de errado. Você não deve de forma alguma ser esse responsável distraído.
Seja um empresário atento. Mude, adapte-se e transforme-se. E a melhor forma de fazer é observando os indicadores que você tiver a sua disposição.
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