A primeira vista pode-se dizer que os custos de se manter uma estrageia de marketing podem ser altos se não efetuados para o publico e o canal correto.
Ainda mais que o Marketing é uma das ferramentas com maior custo benéficos atualmente, saber como aplica-lo pode fazer um grande diferencial na verba disposta para o setor.
Juntamente com o avanço da internet, o marketing digital está em ascensão, assim abrindo mais um canal de vendas além do marketing tradicional.
Contudo, separamos as principais diferenças entre seus dois tipos de marketing.
Marketing Tradicional x Marketing Digital
Marketing Tradicional
A principio, o Marketing tradicional e aquele efeituado em todos os canais offline, ou seja, desde anúncios em horario nobre até panfletos distribuidos na rua.
Ainda se provando eficiente, essa forma de marketing trás benefícios como:
Visibilidade e Grande alcance
O alcance do meio tradicional é muito grande, portanto a marca será anunciada por muitas pessoas. Assim, com o Marketing tradicional é posso chegar a Tv, rádios e outros meios de impressa.
Público Maduro
A maioria do público mais velho não tem o costume de usar redes sociais, ou acessar a internet, portanto assim o marketing tradicional a unica maneira de chegar nessas pessoas.
Duração
O material divulgado em meios tradicionais tente a durar mais que o material disponível online, ao passo que a velocidade em que ocorre as coisas na internet.
Visibilidade
Considerando que a campanha se saia bem sucedida pode gerar uma grande visibilidade, tanto em meio offline quando online. Como por exemplo, o comercial da Nissan, de 8 anos atrás, sobre os “pôneis malditos” onde a campanha se tornou um completo viral.
A primeira vista, o marketing tradicional pode aparentar ser exclusivamente de grandes empresas, e com isso trazer o pensamento que é necessário um grande montante para se investir.
Porém, há formas de garantir que o custo benéfico do marketing tradicional seja acessível a pequenas e medias empresas.
Procurar meios do nicho:
Jornais de bairro, rádios do bairro, são menores que os grandes veículos internacionais, sendo assim apresentam o preço de investimento menor e ao mesmo tempo trazem grande visibilidade.
Matérias
Todo negocio tem seu diferencial, aposte nisso. Procurar revistas ou jornais para que escrevam sobre o seu negocio é uma estrategia ousada porém pode trazer muitos clientes em potencial. Procure por meios menores de impressa.
Brindes e Colaborações
Oferecer brindes pode ser uma boa forma de usar o cliente ao seu favor em divulgação, da mesma forma que efeituar uma campanha com uma negocio complementar ao seu pode oferecer grandes ganhos.
Marketing Digital
O Marketing digital apresenta inúmeras vantagens, entre elas são os custos baixos e a possibilidade de aumentar a sua visibilidade com um orçamento pequeno.
Um dos recursos do marketing digital são os anúncios, os quais podem ser feitos pelo Google, Facebook, Instagram ou Youtube.
Google Ads
Google Ads é plataforma criada pelo próprio google para que você possa efetuar anúncios na rede. As vantagens deste tipo de anúncio é principalmente:
- Segmentação de publico
- Controle de custos
- Avaliação da campanha
Segmentação de publico
O google Ads permite que você personalize completamente o tipo de publico que ira recebe-lo, usando como parâmetro palavras-chaves, local do anúncio, idade, local, idioma, dias, horários, frequência e dispositivos.
Controle de custos
Não há um valor minimo para se investir e também permite que você escolha quando gastará por mês, por dia e por anúncio. Além de que o pagamento é feito apenas quando alguém clicar em seu anúncio.
Avaliação da campanha
Com o google Ads você é capaz de ver se alguém clicou em seu anuncio, e também visualizar se após clicar a pessoa efetuou alguma ação valiosa (comprar, fazer download de material rico, ligar para empresa).
Ainda mais é possível visualizar, quais de seus anúncios foram clicados e quais não, possibilitando saber quais anúncios estão dando mais resultado.
Facebook Ads
O Facebook ads é a plataforma de anúncios oferecida pelo proprio Facebook, que permite criar anúncios tanto no Facebook quando no Instagram.
Essa forma de anúncio é mais direcionada as redes sociais portanto apresenta um custo menor e tem como principais vantagens:
- Aumento de alcance das publicações
- Segmentação de publico
- Diversidade no formato
- Mesuração de resultados
- Baixo custo
Aumento de alcance das publicações
O trafego orgânico e o trafego pago funcionam de formas diferentes nas redes sociais, ou seja, de ser pensado qual é mais vantajoso.
Com o trafego orgânico a sua publicação aparece para uma parte de seus seguidores e talvez não cause impacto o suficiente para que a publicação se torne uma potencial venda.
Já falando sobre o trafego pago, ou publicações patrocinadas, chegam no feed de mais pessoas. Além do fato de poder segmentar o publico para qual a publicação será mostrada, aumentando ainda mais as chances de sucesso.
Segmentação de publico
Como no googles ads, o facebook ads permite que como personalize seu publico, escolhendo entre qual região estão, idade, etc.
A diferença principal entre os dois recursos é que o facebook ads retem informações dos perfis, compondo assim um rastro de dados sobre os usuários, o que facilita ainda mais o direcionamento do anuncio.
Diversidade no Formato
O tipo de publicação que pode ser patrocinada pode incluir: video, fotos, textos, links, formulario e todos os formações que se pode ser publicado na rede.
Por tanto, o facebook ads é a plataforma que permite mair variedade em espece de publicação, levando em conta também os formatos oferecidos pelo instagram.
Mesuração de resultados
Seguindo o padrão do Google Ads, é possível acompanhar sua campanha em tempo real, visualizando quantos cliques foram efetuados, quantas pessoas viram o anúncio, entre outros.
Baixo custo
Não a um valor minimo para o anuncio, pode se começar a anunciar apenas com R$1,00 por dia. Além que com o Facebook Ads você tem total autonomia na hora do investimento
Com o avanço da tecnologia a forma de se anunciar e ser visto no mercado mudou, abrindo a porta para pequenas e medias empresas.
Quer saber mais sobre o anúncios? Veja esse post!
E para mais dicas de como conquistar mais clientes com baixo custo de marketing, veja nosso próximo post!
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