Aparecer nos primeiros resultados de uma busca no google é o sonho de qualquer pessoa ou empresa que esteja buscando relevância e autoridade na internet. No entanto, há uma série de fatores que os motores de busca, como o Google, por exemplo, consideram na hora de fazer o ranqueamento de uma página.
A verdade é que, por mais que muitos destes fatores sejam conhecidos pelas pessoas e possam ser publicamente estudados, verificados e ter a sua veracidade comprovada, muitos outros permanecem um mistério, visto que o google está sempre atualizando o seu algoritmo.
Em todo caso, neste artigo nós iremos falar sobre um dos fatores mais decisivos para o ranqueamento de uma página na internet: os backlinks.
O que são backlinks?
Antes de qualquer coisa é necessário entender o que são os backlinks e a sua importância para qualquer site. E já podemos começar dizendo o que os backlinks não são: uma certeza que o seu site terá um bom ranqueamento só por possuir vários. Não é assim que funciona.

Resumidamente, os backlinks são todas as ligações externas ou internas que o seu site ou página faz com outros sites ou páginas.
Ou seja, links que levam o usuário de dentro do seu site para algum outro que serve de referência para o seu conteúdo. Ou mesmo para alguma outra página ou conteúdo do seu site.
Os backlinks não são necessariamente como fontes bibliográficas que vão garantir a legitimidade do seu conteúdo. Pelo contrário, os backlinks são apenas uma forma de atestar que o seu conteúdo é relevante, levando em consideração a qualidade desses links.
Em outras palavras: não é a quantidade de backlinks e sim a qualidade destes.
Algo importante de se mencionar é que existem dois tipos de backlinks: os de entrada e os de saída. E eles funcionam mais ou menos como os seus nomes implicam. Vamos falar sobre eles.
Backlinks de entrada
Todos os sites que linkam o seu site como uma referência se tornam backlinks de entrada, pois é desses sites que linkam o seu, que a sua audiência está vindo.

De forma geral isso é considerado como algo bem positivo, pois indica que o seu conteúdo tem uma qualidade boa e é confiável. E isso é algo que o google prioriza muito, pois sites que possuem muitos backlinks de entrada são vistos como uma autoridade no assunto.
Links de saída
Já os backlinks de saída funcionam pela via contrária. Estes são os sites o qual o seu site está linkando como uma fonte de referência. A utilização de muitos desses links pode não ser visto como algo bom, então é sempre bom moderar.
Outro detalhe que precisa ser verificado é a qualidade destes links. Se o seu site estiver linkando para sites ruins, isso na realidade só irá prejudicar o seu ranqueamento.
Esteja sempre cuidando dos seus backlinks
Vamos falar agora sobre a qualidade dos backlinks. E esse é certamente o aspecto mais importante com o qual você deveria se preocupar. A realidade é a seguinte: um backlink ruim é muito pior do que não ter um backlink.

É preciso estar atento aos sites que você linka como referência, ou mesmo os sites que linkam você como referência. Isso acontece porque a internet está sempre constantemente se atualizando e, nesse processo, alguns links podem morrer ou se mudarem.
Se os links que estão dispostos no seu site não levarem o usuário a lugar nenhum, isso significa que é um link morto, e você precisa arrumá-lo urgentemente. Caso contrário, o google verá isso com maus olhos.
Também é preciso averiguar a qualidade do link quanto ao seu conteúdo. Citar qualquer site aleatório que escreve coisas que não são verdades, que soam sensacionalistas ou que carecem de fontes para atestar aquilo que é dito, é uma péssima prática.
E sim, o google hoje em dia é capaz até de averiguar isso. E cada vez mais o algoritmo dos motores de busca se atualiza para ser mais e mais humano em suas decisões.
Obviamente que o conteúdo também não é tudo. Apontar o seu site para outros sites que não estejam formatados com boas práticas de SEO vai prejudicar o seu ranqueamento do mesmo jeito.
Outros dois tipos de link o que seu site jamais, em hipótese alguma deve fazer, são com sites pornográficos ou que estejam infectados com vírus. Não há perdão para esse pecado, portanto, tome sempre muito cuidado com os seus links!
Algumas dicas importantes
- Sempre que você colocar links no seu site, acione a opção “abrir em outra página”, dessa forma você não perderá a audiência do seu visitante no seu site e o usuário não precisará ficar recarregando a página anterior sempre que quiser voltar.
- Não exagere na quantidade de links, sejam eles externos ou internos. Não se sabe ao seu qual é a métrica, mas existe sim uma certa quantidade que fará o google te penalizar.
Obtenha backlinks com guest posts
A grande questão é: como eu posso obter os melhores backlinks para o meu site? E a resposta é peremptória: não existe fórmula mágica. A verdade é que você vai precisar se esforçar e estar sempre atento.
No entanto, existe uma prática que é bem vista pelo google e que te ajuda a conseguir bons backlinks: os guest posts.
Guest post, em uma tradução livre postagem convidada, nada mais é que fazer postagens em outros blogs que sejam semelhantes ao seu no tocante a temática e, nessa postagem linkar o seu blog como referência.
Essa é uma prática de boa convivência, que alimenta a parceria entre criadores de conteúdo e aumenta a qualidade das postagens. E quem mais se beneficia com isso é claro, é o usuário final.
Conclusão
Não podemos nos esquecer que o Google está sempre priorizando a experiência do usuário, essa é a sua maior métrica, então, pense como um usuário pensaria ao visitar o seu site.
Será que ele gostaria de clicar em algum link que não existe mais ou que o levará para um site infectado com vírus ou de conteúdo malicioso e inapropriado? Certamente que não.
Por fim, todo bom site possui backlinks de qualidade e confiáveis e se você tiver isso como uma diretriz na hora de construir as suas páginas na internet, você já estará indo pelo caminho certo.
E ai? Gostou do deste artigo? Continue nos acompanhando para receber mais conteúdo do tipo, você com certeza irá gostar!
Siga nossas redes sociais Instagram | Facebook | LinkedIn | Pinterest
Roberval Lourenço