Na atualidade, os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem
compreender tudo acerca de um determinado produto ou serviço.
Como o marketing de conteúdo é um método que vem ampliando o êxito de empresas de diversos segmentos do mercado, um blog é a ferramenta substancial, do mesmo, para expandir os resultados. Sua criação é a essência para ações de comunicação que as empresas utilizam por meio da internet.
Entender a aplicabilidade de um blog é indispensável para se adquirir um tráfego segmentado e gratuito para o site. Caso você queira conhecer bons motivos para investir nessa contemporânea tendência de mercado, verifique o artigo por inteiro.
Definição de blog
Blog é um site que tem como utilidade divulgar conteúdos. Os materiais publicados são chamados de posts e constituem uma base importante para uma estratégia de marketing bem delineada.
O termo blog originou-se da junção de duas palavras da língua inglesa (web e log), o que pode ser traduzido como “diário da rede”.
Ou seja,é um tipo de site que conquista usuários por conta da facilidade em elaborar publicações, pois não depende de conhecimentos de programação.
A princípio, blogs atuavam como diário virtual de seus autores. Entretanto, ao decorrer do tempo, as possibilidades aumentaram e eles, além de páginas pessoais, converteram-se numa ferramenta crucial de Marketing Digital.
Hoje, os blogs, são essenciais para negócios que anseiam por um espaço na web.
Como criar um blog
A elaboração de um blog abrange algumas exigências básicas.
Primeiramente, é necessário contratar um serviço de hospedagem de sites. Logo após, deve-se garantir, para sua página, um endereço persuasivo aliado a um serviço de registro de domínios.
Feito isso, vem a criação de interfaces visuais, layouts, banners, scripts para as páginas, que têm por finalidade melhorar a estrutura dos sites.
Daí entram os CMS (sistemas de gerenciamento de conteúdo) que são plataformas as quais simplificam a construção desse conjunto de páginas na web.
Como um blog pode ajudar na estratégia de Marketing Digital
O blog é uma dispositivo que auxilia uma empresa a ganhar autoridade, aparecer no topo dos buscadores e, consequentemente, vender mais.
Confira abaixo alguns motivos para sua empresa ter um blog como ferramenta de Marketing Digital:
Blogs estabelecem autoridade e ajudam na efetividade das vendas
Ao descrever acerca do seu mercado de atuação, produto ou serviço, você expressa que tem competência diante da temática, o que gera autoridade para o seu negócio e, por consequência, mais vendas são realizadas.
Caso você possua um blog com conteúdos de qualidade, acessos e comentários, vai demonstrar que domina o assunto.
É uma forma de ser notado como alguém que sabe do que fala, o que proporciona credibilidade para a sua empresa.
Um conteúdo de qualidade favorece a você aparecer no Google
Publicar conteúdos primorosos em um blog faz com que sua empresa tenha mais páginas dispostas de forma metodológica no Google, o que também aumenta as chances de outros sites conectarem e redirecionarem, através de um clique, o usuário para seu site, atraindo um maior número de visitas.
Educação do público
Instruir o público é um dos proveitos substanciais de se ter um blog. Você consegue, com isso, expor a importância do seu produto ou serviço para o público-alvo sem ter que os apontar.
Para tanto, deve abordar temas relacionados ao seu segmento de
atuação.
Facilita o processo de venda
O blog auxilia também a impulsionar aqueles clientes que ainda não estão pensando em comprar algo.
Já que, seguindo a página, o usuário mantém contato com a sua empresa e é seduzido aos poucos, fazendo com que ele não esqueça sua marca quando desejar comprar algo.
Resultados sólidos e estáveis
A disseminação de conteúdos de um blog deve ser feita constantemente. Porém, mesmo que você deixe de usá-lo, o mesmo fica no ar, o que mantém os links de indicação e a autoridade das páginas no Google.
Otimizações de SEO para blogs
SEO para blog é um item essencial e você deve utilizá-lo se você deseja aumentar o tráfego no seu site. Ele envolve táticas para melhorar o desempenho do seu blog diante dos dispositivos de busca.
Fundamentos de SEO necessários para qualquer conteúdo a ser
disseminado
Abaixo estão descritos princípios de SEO indispensáveis para suas publicações.
● Palavra-chave: escolha algo específico ao seu assunto e considere usar uma palavra-chave menos solicitada;
● Crie a tag h1 perfeita: na maior parte dos casos, sua title tag (ou h1) será primeira coisa que alguém vai ver ao iniciar ler o seu post. Ele vai auxiliar os mecanismos de busca a identificar melhor o seu conteúdo;
● Valha-se de subtítulos úteis: use subtítulos para segmentar seu artigo em partes de fácil compreensão;
● Aperfeiçoe sua URL: URLs mais curtas e limpas também ajudam os mecanismos de busca;
● Use palavras-chave LSI: Latent Semantic Indexing relaciona-se a palavras chave análogas à sua palavra-chave principal;
● Produza uma meta descrição amigável para SEO: Uma meta descrição clara e descritiva ajuda a convencer o leitor a visitar sua página;
● Elabore o corpo do texto utilizando sua palavra-chave: Você não pode se esquecer de incluir sua palavra-chave na estrutura do seu artigo;
● Pense na frequência da palavra-chave: Sendo assim, o número de vezes que a palavra-chave aparece em sua publicação deve estar de acordo com o tamanho da mesma;
● Averigue se seu conteúdo é aprofundado: seu conteúdo precisa ser
abrangente. Foque em alguns pontos importantes e fale deles de forma
minuciosa.
Blogs auxiliam no engajamento do site
Além de o blog possuir bastante conteúdo pertinente a seus potenciais clientes, o compartilhamento dos materiais é fácil e acessível.
Em geral, ter um blog para sua empresa é a melhor forma de atrair novos clientes, conquistá-los progressivamente e obter a fidelização dos mesmos por meio de envolvimento, interação e relacionamento.
Como conclusão, um blog agrega credibilidade para uma empresa, possibilita a confiança do público e melhora o posicionamento na busca orgânica. São incontáveis os motivos e benefícios de se ter um blog. Logo, saia à frente da sua concorrência ar criar um para o seu negócio ou empresa.
O conteúdo do artigo foi o proveitoso a você? No caso de resposta assertiva, continue conosco com o intuito de obter mais materiais pertinentes sobre este e outros assuntos.