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O que é copywriting e sua importância?

Óculos e um caderno escrito "Copywriting" em cima de uma mesa amarela

Existem muitas coisas que você pode fazer pelo seu negócio com o intuito de alavancar a sua marca e tornar o seu empreendimento mais conhecido, afinal de contas o marketing digital é um campo bastante amplo de assuntos e temas. Uma dessas coisas se chama “copywriting”. 

Esse termo surgiu no século XIX pelo dicionarista Noah Webster, para definir textos autorais publicadas pela imprensa. Hoje em dia, no entanto, o significado desse termo pode ser entendido como “a arte de escrever textos envolventes e que convençam o leitor a fazer algo”.

É importante notar que quando falamos sobre textos, não estamos apenas nos referindo a postagens de blogs, mas qualquer excerto de escrita que possua o poder de convencimento.

E o ponto central do copywritting aqui é justamente esse: convencer quem está lendo que é importante que ele faça algo como:

  • Comprar agora ou mais
  • Ir atrás de mais informação especializada
  • Assinar a newsletter
  • Clicar no vídeo
  • Deixar um comentário

E etc. Essa chamada que o texto faz para ação do leitor é caracterizada por uma sigla em inglês específica, o CTA (Call to Action), ou em uma tradução literal. “chamada para ação”.

Você pode inclusive entender mais sobre CTA neste nosso outro artigo aqui.

Agora que você entendeu o que é o copywriting e o seu propósito, vamos falar a respeito da sua importância.

O copywriting e o inbound marketing

O marketing mudou muito nos últimos 20 anos. Se antigamente você seria obrigado a pagar por tempo de televisão, rádio ou um espaço no jornal para fazer propaganda da sua empresa, hoje em dia esse método, conhecido como “outbound marketing”, ficou no passado.

Não que você não possa mais usar técnicas de outbound marketing, mas elas já não são de longe as mais efetivas, ainda mais para pequenos negócios. E é por isso que na contramão nós vemos o surgimento do inboud marketing, com uma funcionalidade completamente contrária do primeiro.

Enquanto o outbound marketing busca chegar até o consumidor chamando a sua atenção, o inbound marketing faz o caminho inverso. É justamente por estar precisando da solução de um problema, que o consumidor naturalmente chegará até a sua empresa.

Em outras palavras: o outbound marketing é como se fosse uma espingarda e o inbound marketing uma armadilha. 

A vantagem disso é que você será muito mais assertivo na hora de encontrar a pessoa certa para consumir os seus produtos ou serviços, pois ela chegou até você depois de pesquisar uma solução para o problema dela, e não simplesmente por ela te viu na televisão.

Empresário de barva usando óculos e camisa moderna escrevendo em caderno perto de notebook

Fazendo o cliente chegar até você

O que você deve estar se perguntando agora é: mas como eu poderia fazer para esse consumidor chegar até a minha empresa dentre tantas que existem? A resposta é bem simples: usando das técnicas copywriting.

Lembra-se que nós falamos que o copywriting é a arte de escrever de forma a convencer as pessoas? É com essa arte que você fará com que as pessoas que estão procurando alguma solução cheguem até você. 

E tudo que você precisa fazer, é investir em conteúdo próprio de qualidade e gratuito que possa ajudar as pessoas.

Esse conteúdo por sua vez pode estar formatado em algo como:

  • Postagens em um blog
  • E-books gratuitos
  • Newsletters
  • Campanhas de e-mail marketing
  • Infográficos
  • Podcasts
  • Webinários
  • Masterclasses

E vários outros formatos interessantes. Nós chamamos isso de “marketing de conteúdo”, que é um dos pilares do inbound marketing que, por sua vez, depende exclusivamente de um bom copywritting para ser altamente efetivo.

Vamos falar agora sobre a prática do copywriting, como você pode fazer para escrever textos convincentes.

Copywriting: Fale a verdade sempre

Muitos acreditam erroneamente que durante o processo de convencimento você pode sair espalhando mentiras dentro do seu texto, exclusivamente porque essas mentiras farão o seu texto mais atraente. Mas isso é um grave erro.

Se o seu texto promete coisas irreais ou que não podem ser cumpridas pela solução que você oferece, ou que simplesmente contenha informações que não são factíveis e não podem ser corroboradas por fonte confiáveis, isso torna o seu texto ruim.

E uma vez que o seu potencial cliente perceber isso, ele ficará em descrédito com a sua empresa e você certamente o perderá, fazendo com que a sua copy tenha o efeito contrário.

Escreva com clareza e objetividade

A pior coisa que um texto pode fazer é ser embolado e verborrágico, sendo incapaz de levar o leitor a qualquer lugar que seja. Ou entanto, um texto que não é claro nas coisas que está afirmando. Você não vai querer escrever um texto assim.

As pessoas precisam entender o que você está dizendo, essa é a premissa básica para qualquer texto, ainda mais para um texto que tem a intenção de convencer as pessoas. 

Nesse sentido também é sempre importante se ater às regras do bom português, sempre de olho na ortografia e na gramática.

Copywriting: saiba do que você está falando

Outro erro crasso que você não deve cometer é escrever sobre algo que você não domina completamente. Eventualmente o leitor atento irá perceber a sua falta de conhecimento e logo perderá a credibilidade nas coisas que você está dizendo.

Portanto, a regra clara: se você está escrevendo sobre qualquer coisa, pesquise bastante antes.Chegue suas fontes, repasse as informações que você achava que sabia e certifique-se de que o que você está escrevendo faz sentido.

Conheça o seu público-alvo

E por último, mas não menos importante: conheça o seu público-alvo. E não apenas as questões demográficas como idade, localização geográfica, sexo predominante, mas também os seus gostos e suas dores.

Inclusive, é muito importante que você foque escrever os seus textos com uma persona em mente, dessa forma eficácia deles será muito maior. Caso você não saiba o que é persona, de uma olhada neste nosso outro artigo aqui! 

Conclusão

O copywriting é algo que pode ajudar imensamente a sua empresa a se alavancar e se tornar mais conhecida. 

Se as suas técnicas forem bem utilizadas no momento de criar conteúdo, você será capaz de projetar autoridade e, uma vez que o consumidor vê isso, ele automaticamente se tornará mais interessado nas coisas que você tem a dizer e eventualmente comprará de você.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então comenta o que você achou! E claro, continue acompanhando nosso blog para ver conteúdo sempre relevante pra você.

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