Confiança é a base de toda relação. Seja uma relação de amizade, amorosa ou profissional.
E esse preceito é poderoso e universal e, se você for uma pessoa astuta, você vai ser capaz de tirar proveito positivamente da confiança que as pessoas depositam em você.
No mundo dos negócios, por sua vez, é por meio da confiança que uma empresa, marca ou pessoa conquista a tão almejada autoridade.
E se você quer ter um negócio bem sucedido, autoridade no seu nicho de mercado é algo que você deveria estar lutando diariamente para
ter e manter.
Precisa de um motivo apenas? Uma empresa que se apresenta como autoridade em um segmento fatura mais que a concorrência.
A questão, no entanto é apenas uma: Como adquirir autoridade no seu nicho de forma competente e correta?
Definindo a autoridade
O conceito de “autoridade” não é novo, mesmo que você só tenha ouvido falar dele depois da internet.
A realidade é que todas as relações comerciais de troca de produtos por outros produtos e depois por dinheiro sempre foram baseadas na escolha de quem parecia ser mais confiável em detrimento daqueles que não transmitiam a mesma sensação.
Antigamente não existiam ferramentas de marketing ou os conceitos que nós utilizamos hoje, mas escolher a pessoa que parecia dominar o assunto ou o mercado sempre foi um instinto.
É aquela velha máxima: não basta ser bom, você tem que parecer bom também.
Uma coisa que você precisa ter em mente é que: quem não é visto, não é lembrado e, isso é importante porque você quer que as pessoas falem sobre o seu negócio.
Claro, as pessoas devem falar bem dele. Portanto, a segunda pergunta: Como você pode fazer para as pessoas falarem positivamente de você?
Não dá para agradar ao mundo todo
Entenda que você nunca será capaz de agradar a todos. O seu produto ou serviço sempre estará rodeado de críticos ou gente que simplesmente não quer dar o braço a torcer seja lá por qual razão.
Com isso bem estabelecido, torna-se óbvio que você não deve tentar se comunicar com todas as pessoas, pois isso será um grande desperdício de tempo, dinheiro e apenas lhe trará frustração.
Muitos empresários, por não entenderem esse conceito acabam por concluir que o marketing digital não funciona, ou até mesmo que o produto ou o serviço que prestam não são bons, pois ninguém está prestando atenção.
Isso é um grande erro. Uma conclusão precipitada que com certeza condenou muitas iniciativas empreendedoras ao fracasso.
E você não quer que isso aconteça com você, não é? Se você quer ser bem-sucedido você deve entender com quem se comunicar.
E existe um termo específico que classifica essas pessoas que realmente irão prestar atenção no seu negócio: público-alvo.
Vendendo para o cliente ideal
Todo serviço ou produto possui um público-alvo ao qual ele é direcionado.
Tentar se comunicar com quem não faz parte desse grupo só irá gerar decepção.
Sendo assim, já está bem claro qual deve ser a sua primeira tomada de decisão no caminho para alcançar autoridade.
Descubra quem é o seu público-alvo. Para descobrir o seu público-alvo você deve entender bem sobre qual é o serviço que você presta ou produto que você vende.
A quem ele se direciona. Será que serve para todas as idades, gêneros, profissões e etc? Uma realidade: dificilmente o seu produto ou serviço terá um alcance universal.
Certamente que existem aquelas soluções que conseguem abranger um público mais diverso, como por exemplo comida, mas mesmo assim, você deve pensar de forma mais específica.
Todo mundo come, mas existem milhares de restaurantes por aí. Indague-se:
● Por que alguém deveria escolher ir no seu restaurante e não no da concorrência?
● Qual é o diferencial do seu restaurante que o faz se sobrepujar?
● E será que ele é capaz de atender a todas as classes?
● O preço dos pratos o torna mais elitista ou popular?
Essas análises precisam ser levadas em consideração. Agora existe um outro termo importante associado ao conceito de público-alvo.
Esse termo é a persona. Vamos falar brevemente sobre isso.
Persona
A persona nada mais é do que o seu modelo de cliente ideal. E você precisa pensar em todas as características desse cliente de forma humanizada, como um personagem.
Veja um breve exemplo:
João Henrique tem 25 anos, é engenheiro recém-formado e está desempregado.
Pensa em aprimorar os seus conhecimentos estudado fora do país, pois ama viajar, é solteiro e adora conhecer novas culturas.
Atualmente está atrás de uma agência que o auxilie a achar universidades na Europa ou na Ásia que estejam aceitando alunos de fora.
Quanto mais detalhista você for na descrição e criação dessa persona, mais precisão você terá quando você for se comunicar com ela, e por sua vez, maior será a taxa de conversão.
Agora que você já entendeu que as pessoas procuram os estabelecimento que passam uma maior confiança e que atendem as necessidades e características específicas do público-alvo e da persona, vamos falar enfim sobre o que você pode fazer efetivamente para chamar mais atenção das pessoas.
O que fazer para aumentar a sua autoridade?
A chave para a criação de autoridade está na fama que o seu estabelecimento tem. E para aumentar a sua fama a internet pode ser uma excelente aliada.
Hoje em dia, inclusive, é indispensável uma presença digital. Se a sua empresa não tem um site, por exemplo, é como se ela não existisse. Porém, um site apenas não é o suficiente.
Você precisa criar conteúdo. O conteúdo, por sua vez, tem o papel de mostrar para as pessoas que você domina aquele assunto, aquela área, aquele nicho.
E se você sabe do que você está falando, se você apresenta tanto gabarito, você deve ser uma autoridade no assunto. Essa é a conclusão que as pessoas irão tirar.
As ferramenta mais usada para criar conteúdo é o blog, que deve ser atualizado com frequência. Outros materiais mais robustos como:
● E-books
● Infográficos
● Planilhas
Também devem ser considerados para uma etapa mais avançada da criação de conteúdo e conversão de clientes.
Uma vez que você tem estabelecido um cronograma de postagens fixo, uma audiência se criará. Mas para manter a sua audiência você precisa interagir com ela.
Nessa hora você não pode, de forma alguma, menosprezar a sua presença nas redes sociais.
Ter um site como dito, é importante, mas ter uma página no facebook, um perfil no instagram ou até mesmo um canal no youtube fará toda a diferença para a sua marca, destacando-a da concorrência.
A autoridade é uma consequência
O resultado da aplicação de todas essas ações é que, ao final do dia, você terá uma audiência cativa, prestando atenção em tudo que você faz e, direta ou indiretamente falando de você para os outros.
Logo, você passará de uma simples prestadora de serviços ou um simples comércio, para algo ou alguém que entende do que está falando, que não apenas vende um produto ou um serviço, mas a melhor solução para o problema da pessoa.
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