Veja nesse poste 6 dicas para o seu marketing digital e como ele pode melhorar sua presença online.
A essa altura você provavelmente já deve saber o que é o marketing digital. Todavia, caso você não saiba, vale um pequeno resumo.
O marketing digital é, como o nome sugere, a aplicação de técnicas e estratégias de marketing no meio digital, ou seja, na internet.
E existem muitas formas de usar as teorias do marketing na internet para obter resultados melhores para o seu empreendimento. No caso deste artigo, trouxemos 6 dicas sobre o marketing digital para você.
Isso sem contar que na internet existem inúmeras ferramentas que podem te auxiliar nessa empreitada, muitas delas, inclusive, de utilização gratuita.
Pensando nisso, resolvemos fazer uma pequena lista com 6 dicas incríveis para você que quer começar a investir no marketing digital, mas ainda não sabe bem por onde começar ou o que fazer exatamente.
1.Construa uma persona bem definida
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para aprimorar toda a sua estratégia de marketing é saber exatamente qual o seu público-alvo.
Se você souber exatamente quem são as pessoas que gastariam dinheiro no seu negócio comprando os seus produtos ou adquirindo os seus serviços, você conseguirá fazer uma alocação de recursos muito mais eficiente.
E a melhor forma de ter essas informações é construindo uma persona. A persona nada mais é que o perfil físico, psicológico e social de um cliente ideal. Um perfil que inclui:
● Características corporais
● Um nome fictício
● Profissão
● Hobbies
● Sonhos
● Objetivos de vida
● Locais que ela gosta ou gostaria de frequentar
Quanto mais minuciosa for a construção da persona, mais direcionado poderá ser as suas campanhas de marketing.
Levando em consideração que o perfil seja construído com base em dados e pesquisa, as chances de você atingir o público correto e ter maiores conversões de clientes cresce de forma exponencial.
2. Melhore a sua presença online (redes sociais)
Outra dica de marketing digital fundamental para qualquer empreendimento é o investimento na presença online.
A presença online pode ser resumida na empresa ter perfis em redes sociais e ser bastante ativa neles.
Um site e um blog também contam como presença online, porém eles servem a um outro propósito.
A intenção da sua empresa possuir perfis em redes sociais é para construir uma melhor e mais estreita relação com o seu público, o público em geral e seus clientes.
Uma empresa com perfis ativos é vista com olhos mais amigáveis e causa uma impressão bem melhor nas pessoas.
Isso sem contar que as redes sociais podem ser usadas para estreitar o contato com seu cliente ou prospect, como por exemplo, é o caso do whatsapp, rede social o com a qual qualquer um pode falar diretamente com você.
As redes sociais essenciais as quais a sua empresa precisa possuir um perfil são:
● Facebook: o objetivo é descobrir mais sobre o seu público-alvo participando de grupos e também conseguir direcionar a audiência para o seu site ou blog.
● Instagram: a intenção do instagram é fazer postagens com um bom design comunicando as pessoas sobre as novidades. E também tentar vender produtos diretamente.
Caso sua empresa não seja tão grande quanto uma coca-cola, o whatsapp, como mencionado é uma opção bem interessante. Outra rede social, essa com um perfil mais profissional a qual você poderia fazer parte, é o linkedin.
3. Mantenha seu site bonito, responsivo e compatível com celulares
Uma boa estratégia de marketing digital não vai funcionar sem um site. E o seu site é como a certidão de nascimento da sua empresa ou negócio, se ele não existir, é como se a sua empresa não existisse, simples assim.
Por isso mesmo este espaço tem que ser bem cuidado, planejado e refletir o esmero que você tem na prestação dos seus serviços ou na venda dos seus produtos.
E não se esqueça também de otimiza-lo para o uso em smartphones, pois hoje em dia mais da metade dos acessos a internet acontecem de telefones móveis.
4.Invista em um blog e o mantenha atualizado
Outra dica importa que não pode ser negligenciada é a criação de um blog. O blog servirá para a criação de conteúdo gratuito que irá mostrar ao seu cliente ou consumidor que a sua empresa é uma especialista em seu ramo e sabe do que está falando.
E isso serve para a aumentar a sua autoridade, que por sua vez é um indicador da confiança que o cliente tem pela empresa.
No entanto, uma vez que você cria um blog, você não pode parar de atualizá-lo nunca, caso contrário todo o progresso que você fez irá por água abaixo.
Um blog desatualizado vai passar a impressão de desleixo e descuido, adjetivos que você não vai querer ver a sua empresa estando associada.
5. Não dê descuidos com o SEO
Não importa se estamos falando de criação de conteúdo para blog, um site ou postagens em redes sociais, se há algo que você não pode subestimar na sua estratégia de marketing é o cuidado com as técnicas de SEO.
Se você não sabe o que é SEO, aqui vai uma rápida explicação: SEO significa search engine optimization que, em uma tradução literal significa otimização do motor de buscas.
Ou seja, são técnicas que se empregadas aos seus conteúdos online garantem que os motores de busca, o google, por exemplo, dê prioridade a você quando uma pessoa pesquisar um determinado termo que tenha a ver com o seu nicho de atuação.
Técnicas de SEO vão desde palavras-chave específicas que funcionam melhor, formatação no texto e muitas outras coisas. Qualquer descuido nessa área e os seus esforços podem acabar sendo jogados pelo ralo.
6. Venda soluções para problemas e não apenas produtos
E por último, mas não menos importante, uma dica relacionada a sua atitude e motivação na hora de fazer propaganda do seu negócio: não venda produtos ou serviços, venda soluções.
A realidade é que o mercado está saturado de opções que se parecem muito umas com as outras e cuja única diferença é geralmente o valor cobrado.
Se você realmente quiser se destacar e vender mais que a sua concorrência por um valor agregado maior, cobrando mais, você tem que fazer a sua audiência, o seu público-alvo, as pessoas em geral, entenderem que o que você vende é vai muito além de uma simples produto ou serviço, mas é na realidade uma solução para suas vidas.
A essência do marketing. Vender um conceito, um estilo de vida, algo que é imprescindível.
Se você conseguir fazer as pessoas entenderem isso por meio da sua estratégia de marketing você com certeza irá se destacar da sua concorrência.
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